sexta-feira, 11 de julho de 2014

Anime é coisa do diabo?

O anime é uma forma de expressão artística e de forma alguma fora criado pelo maligno, porém as idéias expressas nesta forma de desenho é que devem ser levas em conta.

Não há outro critério senão a observação minuciosa de cada obra para se determinar se o conteúdo contém algo proveitoso ou não. Devido a serem estruturalmente desenhos feitos por japoneses, procuram manifestar coisas da cultura japonesa, portanto é uma fonte importante de conhecimento da cultura e crença dos nossos amigos do oriente.

O que notamos e que nos tem chamado mais atenção é a menção de características bíblicas difundidas junto as histórias dos animes e isto vem ocorrendo com mais frequência, uma vez que o cristianismo hoje tem tido bastante influencia quanto aos autores das obras, que sem um conhecimento mais profundo, as vezes não manipulam certos conteúdos bíblicos com responsabilidade.


Muitos se assustaram ao ver no horário de almoço um desenho famoso chamado Dragon Ball Z que atraía a atenção das crianças e especialmente dos garotos. Neste anime há um personagem chamado Satan, referido como Mr. Satan, um homem ardiloso, mentiroso e invejoso. Enganados em certo episódio do anime, a humanidade é representada reverenciando este personagem, que na verdade, não fez coisa alguma, a não ser ficar com todo o crédito que era de outros. No tom de comédia passada pelo anime, a idéia que nos vem a cabeça seria algo como "que povo burro!".

Portanto o que devemos verificar não é se existem certos personagens repudiáveis, mas sim, a imagem que o anime passa desse dito personagem! No caso do anime em questão o personagem Mr. Satan, não passa de um personagem cômico com caráter bem definido e portanto não passa a idéia de que Satan seja algo bom ou confiável, pelo contrário, faz uma caricatura de menosprezo daquele que nós cristãos conhecemos bem o caráter.





Em contrapartida existem animes que são perigosos e poderíamos dizer que, por fazerem apologia a certos "demônios", poderíamos dizer que são satânicos, porém até nestes animes os demônios apresentam uma imagem distorcida, mas o maior perigo é quando demônios fazem parte da classe dos "bonzinhos".
Não citarei o nome de uma obra para não difundi-la, porém nesta obra, os demônios são tratados como serviçais da humanidade e apresentam um caráter frio e até impiedoso, em contrapartida, apresentam um caráter de fidelidade à raça humana e o pior é que colocam anjos como sendo os "malzinhos".



Felizmente existem certos animes que além de entreter, possui algo de útil a nos mostrar, um bom exemplo é o anime intitulado Trigun. Onde um pacifista mal compreendido viaja pelo mundo a procura de um lugar pacífico para viver e cumprir uma missão. Nunca um anime retratou tão bem a importância que devemos dar a vida humana. Neste anime o cristianismo também é abordado de uma maneira bastante realista e devido a sutiliza desta abordagem poderíamos até dizer que o cristianismo é "citado" através do testemunho de um dos personagens.




Porém há também animes que embora utilizem termos bíblicos e até nomes para designar personagens ou elementos, nada tem de difusão das ideias bíblicas e usam certas terminologias bíblicas apenas para retratar certas características de personagens ou elementos e que não procuram passar conteúdo bíblico algum. Um bom exemplo é o anime intitulado One Piece que é uma excelente fonte de informação crítica sobre política, sociedade e liberdade. Um exemplo das terminologias é a chamada "fruta do diabo" que é um nome dado à frutas marítimas que concedem poderes extraordinários a humanos, um clara alusão à "maçã" do jardim do Éden que prometia dar poderes extraordinários a Adão e Eva. Existe uma penalidade para os que comem deste fruto, uma delas é que a pessoa não conseguirá nadar e como o anime se passa na maior parte das vezes no mar, afogamento é sempre o maior risco das pessoas que comem deste fruto. Também há um boato no próprio anime de que quem comesse da fruta, não poderia entrar no céu.

Sodoma e Gomorra é um nome dado a certos animais que aparecem no anime, porém as histórias não passam perspectiva alguma sobre estas cidades, percebemos então que certos nomes e terminologias parecem terem sido empregadas sem propósito algum, apenas para, talvez parecer familiar aos acostumados com as histórias bíblicas. Existe até uma parte que menciona a arca de Noé.



Além destes, é claro, como em todas as áreas de entretenimento, existem os animes violentos, sensuais e de conteúdo pobre, que como de costume devemos deixar onde estão, nas prateleiras das locadoras, ou naquele canal que não estamos vendo no momento.







De tudo isto podemos imaginar como seria bom se decidissem retratar todas as histórias bíblicas com a fantástica habilidade que os japoneses tem de prender a atenção de nossos jovens. Que numa tarde de almoço ouvíssemos as crianças falarem sobre o quão Jesus é poderosos, mais até que os Cavaleiros do Zodíaco (outro anime das antigas). Ficamos na expectativa de que Deus influencie cada vez mais nossos amigos orientais e que um dia produzam frutos no Senhor.

(Sr. Adventista)

Nenhum comentário:

Postar um comentário